Br 104, Km 35, Fazenda Frios

União dos Palmares – AL – Brasil 

  • Instagram - Black Circle
  • Black TripAdvisor Icon
  • Facebook Basic Black

February 22, 2018

Please reload

Posts Recentes

Quilombo Park Hotel será concentração do Circuito de Integração. Confira!

September 26, 2018

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Parque Quilombo dos Palmares

November 14, 2017

O Quilombo dos Palmares foi um dos mais importantes quilombos do Período Colonial da História do Brasil. Sendo o maior das Américas, resistiu ao sistema escravocrata aproximadamente 100 anos. Zumbi, um dos lideres de lá, foi um dos mais conhecidos reis dos Palmares. Mas poucas pessoas sabem que quem instituiu o Quilombo dos Palmares foi uma mulher, cujo o nome Aqualtune, princesa do Congo escravizada no Brasil, por não aceitar as correntes ela liderou uma rebelião com um grupo de umas 40 pessoas, e foram para Serra da Barriga, criando ali uma sociedade livre, um povo contra engenhos e açoites, a Grande Federação Negra Palmarina.

Essas e outras histórias compõem o roteiro de uma verdadeira aula viva: o passeio pelo Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares (AL).

 

O parque foi implantado em 2007 pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, como reconhecimento pelos anos de luta dos negros. Em 2017, no dia 11 de novembro, o parque recebeu um certificado de Patrimônio Cultural do Mercosul. De acordo com o Iphan, o título, além de reconhecer indivíduos e comunidades de matrizes africanas no continente americano, também representa uma reparação às perseguições e intolerância praticadas e reveladas por meio dos quilombo.

 

Uma história que vale a pena conhecer, a visita ao parque conduz a um universo da Republica dos Palmares, o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo das Américas. É uma espécie de maquete viva, com algumas réplicas em tamanho natura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O único parque temático dedicado à cultura afro-brasileira fica perto de Maceió e tem entrada gratuita.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga